sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

2010- ano que a Terra ferveu mais uma vez

Segundo a Organização Mundial de Meteorologia (OMM), baseado em dados da Nasa, o ano de 2010 foi classificado como o mais quente desde 1998.

Este resultado já era esperado e foi comentado aqui no blog em novembro. O ano também foi marcado por eventos extremos em diversos locais do mundo, como as ondas de calor na Rússia, inundações no Paquistão, no Sri Lanka e nas Filipinas, além da Austrália, chuvas severas no Rio de Janeiro, Zona da Mata Pernambucana-Alagoana, seca na Amazônia, baixa umidade-queimadas em excesso no Brasil central, entre outros.

Em 2010, as temperaturas mais elevadas foram registradas em grande parte da África e nas regiões Sul e Oeste da Ásia. Proporcionalmente, regiões cujas temperaturas são baixas também registraram elevações, como a Groenlândia e o Canadá.

Segundo a OMM, em 2010 a temperatura média foi de 0,53°C acima da média de 1961 a 1990. A elaboração deste levantamento é baseado em dados do Centro de Meteorologia da Grã-Bretanha, no Centro Nacional de Clima dos Estados Unidos e nos estudos da agência espacial norte-americana, a Nasa.


quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

De quem foi a culpa dos desastres no Rio de Janeiro ?


Foi publicado na mídia nacional a notícia que o governador do Rio de Janeiro, o Sérgio Maia, responsabilizou o Inmet por previsão equivocada das chuvas durante o desastre na região serrana do Rio de Janeiro na semana passada.

Segundo o governador a previsão não foi clara quanto a intensidade das chuvas e que apesar do Inmet ter informado a Defesa Civil do estado sobre chuvas moderadas a forte, estas informações não são suficientes, pois praticamente todos os dias, nesta época do ano, ele recebe a mesma informação.

De fato, durante o verão austral, é comum os órgãos de meteorologia enviarem estes avisos para os estados do Sudeste, Centro-oeste e Norte ocidental durante praticamente todos os dias, pois climatologicamente, é o período de atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), principal sistema atmosférico causador de chuvas nestas regiões.

Quase todos os dias há sim previsão de temporais nestas localidades, mas não é possível o Inmet prever os impactos que irão ocorrer em uma determinada área. Até porque não é da competência (responsabilidade) deste órgão.


Capitalismo, neoliberalismo e suas utopias

Data: 17/01/2011
Fonte: Agência Carta Maior
Emir Sader


O capitalismo passou por várias fases na sua história. Como reação à crise de 1929, fechou-se o período de hegemonia liberal, sucedido por aquele do predomínio do modelo keynesiano ou regulador. A crise deste levou ao renascimento do liberalismo, sob nova roupagem que, por isso, se auto denominou de neoliberalismo.
Este impôs uma desregulamentação geral na economia, com o argumento de que a economia havia deixado de crescer pelo excesso de normas, que frearia a capacidade do capital de investir. Desregulamentar é privatizar, é abrir os mercados nacionais à economia mundial, é promover o Estado mínimo, diminuindo os investimentos em politicas sociais, em favor do mercado, é impor a precariedade nas relações de trabalho.


terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Top 10 dos melhores blos sobre mudanças climáticas

Caros leitores segue abaixo uma boa lista dos melhores blogs sobre mudanças climáticas para vocês se manterem atualizados.

1)RealClimate  — “Climate science from climate scientists.” TO melhor de todos os blogs. As postagem e os comentários podem ser lidos
2) A Few Things Ill Considered — “A layman’s take on the science of Global Warming featuring a guide on How to Talk to a Climate Sceptic.”
3) Celsias  — “Cooling the planet one project at a time.”

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Chuvas em 2010–vítimas humanas no Brasil

As chuvas que atingiram o País em 2010 provocaram a morte de 473 pessoas em 11 Estados das regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste, entre janeiro e dezembro. De acordo com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, o número abrange as mortes ocorridas em Minas, Espírito Santo, Rio, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Acre, Alagoas, Pernambuco e Bahia. O Rio de Janeiro é o Estado que registrou mais óbitos decorrentes dos temporais, com 316 mortes. Somente em Niterói, o município mais atingido, foram registrados pelo menos 168 mortes, grande parte em consequência dos desabamentos e deslizamentos de terra no Morro do Bumba no início de abril. São Paulo registrou 46 óbitos e Alagoas contabilizou 35 mortos.


quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Os caminhos da pesquisa em climatologia para a nova década

Recentemente estive lendo o artigo científico “O estado da arte da produção científica brasileira em climatologia no início do século XXI” dos autores Larrissa Sousa da Silva, Magda Luzimar de Abreu e André Augusto Salgado, graduanda e professores doutores, respectivamente, do Departamento de Geografia da UFMG. O artigo foi publicado nos Anais do último Congresso Brasileiro de Meteorologia.