O físico e prêmio Nobel norueguês Ivar Giaever renunciou à Sociedade Americana de Física (na sigla em inglês, APS) por discordar de sua postura com relação às mudanças climáticas, disse uma porta-voz desta entidade à AFP.
“Posso confirmar que (Giaever) renunciou”, disse Tawanda Johnson, porta-voz desta respeitada sociedade americana de Física, destacando que Giaever, de 82 anos, enviou uma carta informando sua decisão à diretora-executiva da APS, Kate Kirby, esta terça-feira.
“A razão é que ele está em desacordo com a postura da APS sobre as mudanças climáticas”, explicou Johnson.
Com 48 mil membros, a APS adotou uma declaração de política nacional em 2007, na qual estabelece: “a evidência é incontestável: o aquecimento global está acontecendo”.
No ano passado, outro cético das mudanças climáticas, o professor Hal Lewis, da Universidade da Califórnia, também deixou o grupo, alegando que o aquecimento global é uma “fraude” e um “engano pseudo-científico”.
Em declaração emitida após a saída de Lewis, a sociedade anunciou que “no tema do aquecimento global, a APS destaca que praticamente todos os cientistas de renome estão de acordo (…) de que o dióxido de carbono está aumentando na atmosfera devido à atividade humana”. – Aumenta sim, mas com pequeno incremento. O que ainda há dúvida é com relação aos impactos causados por este incremento. Não tenho dúvidas que causa impactos, é assim a legislação da natureza. Uma pequena perturbação tem suas implicações (sem quererm ser simplisista demais, mas sendo, veja os exemplos da fila formada por formigas…).
Giaever, que foi um dos ganhadores, em 1973, do Nobel de Física por suas “descobertas experimentais com relação aos fenômenos de túneis de semicondutores”, não respondeu a um e-mail da AFP solicitando comentários.