Florestas tropicais absorvem mais Co2 do que se estimava.
Segundo estudo realizado pela equipe de Christian Beer, do Instituto MAx Planck (Alemanha), as florestas tropicais, como a Amazônia, são as máquinas de fotossíntese mais eficientes do planeta.
Neste estudo os autores mostram que elas absorvem um terço de todo o gás carbônico que é retirado da atmosfera pelas plantas a cada ano, totalizando 123 bilhões de toneladas do gás por ano para toda a vegetação terrestre.
Este valor é aproximadamente o dobro do que os oceanos absorvem de CO2 por ano.
Ainda, segundo os autores, as selvas tropicias capturam 34%, e as savanas 26%, apesar de ocuparem o dobro de área.
Nesta mesma edição da Science, um outro estudo mostrou que a temperatura influencia pouco na quantidade de carbono exalado pelas plantas quando elas respiram. Havia temores de que o aquecimento global pudesse acelerar as taxas de respiração, fazendo com que florestas se convertessem de ralos em fontes do gás, agravando mais o problema.
Estas novas pesquisas devem ajudar a melhorar os modelos climáticos, que dependem do conhecimento preciso do fluxo de carbono entre plantas, atmosfera, oceanos e fontes humanas do gás.
Os autores comentam sobre a importante das florestas secundárias na Amazônia como sumidouros de Co2, pois florestas em regeneração fixam muito mais carbono do que liberam.
Os dados do estudo foram de uma rede internacional, a Fluxnet, que reúne centenas de torres que servem como postos de observação pelo mundo, analisando os fluxos de CO2 na vegetação ao redor.
Pastas
Ciências
(25)
Climatologia
(31)
Disciplinas - Graduação
(12)
Disciplinas - Pós-graduação
(4)
Downloads
(2)
Eventos
(12)
Eventos Extremos
(6)
Fatos e Mitos Climáticos
(3)
Geografia
(4)
Meio Ambiente e Mudanças Ambientais
(39)
Mudanças Climáticas
(81)
Notícias sobre tempo e clima
(6)
Oportunidades
(10)
Nenhum comentário:
Postar um comentário