Segundo a Organização Mundial de Meteorologia (OMM), baseado em dados da Nasa, o ano de 2010 foi classificado como o mais quente desde 1998.
Este resultado já era esperado e foi comentado aqui no blog em novembro. O ano também foi marcado por eventos extremos em diversos locais do mundo, como as ondas de calor na Rússia, inundações no Paquistão, no Sri Lanka e nas Filipinas, além da Austrália, chuvas severas no Rio de Janeiro, Zona da Mata Pernambucana-Alagoana, seca na Amazônia, baixa umidade-queimadas em excesso no Brasil central, entre outros.
Em 2010, as temperaturas mais elevadas foram registradas em grande parte da África e nas regiões Sul e Oeste da Ásia. Proporcionalmente, regiões cujas temperaturas são baixas também registraram elevações, como a Groenlândia e o Canadá.
Segundo a OMM, em 2010 a temperatura média foi de 0,53°C acima da média de 1961 a 1990. A elaboração deste levantamento é baseado em dados do Centro de Meteorologia da Grã-Bretanha, no Centro Nacional de Clima dos Estados Unidos e nos estudos da agência espacial norte-americana, a Nasa.