Segundo a Organização Mundial de Meteorologia (OMM), baseado em dados da Nasa, o ano de 2010 foi classificado como o mais quente desde 1998.
Este resultado já era esperado e foi comentado aqui no blog em novembro. O ano também foi marcado por eventos extremos em diversos locais do mundo, como as ondas de calor na Rússia, inundações no Paquistão, no Sri Lanka e nas Filipinas, além da Austrália, chuvas severas no Rio de Janeiro, Zona da Mata Pernambucana-Alagoana, seca na Amazônia, baixa umidade-queimadas em excesso no Brasil central, entre outros.
Em 2010, as temperaturas mais elevadas foram registradas em grande parte da África e nas regiões Sul e Oeste da Ásia. Proporcionalmente, regiões cujas temperaturas são baixas também registraram elevações, como a Groenlândia e o Canadá.
Segundo a OMM, em 2010 a temperatura média foi de 0,53°C acima da média de 1961 a 1990. A elaboração deste levantamento é baseado em dados do Centro de Meteorologia da Grã-Bretanha, no Centro Nacional de Clima dos Estados Unidos e nos estudos da agência espacial norte-americana, a Nasa.
Figura 1: anomalia de temperatura média global – 1880 a 2010 (Nasa).
Observem que na Figura 1 a temperatura global continua a aumentar. Uma nova análise do Goddard Institute for Space Studie mostra que 2010 é comparável ao ano de 2005, que foi o ano mais quente registrado, e faz parte da década mais quente já registrada.
“Os dados confirmam que há uma tendência a partir de 2000 de aquecimento significativo na Terra em um período a longo prazo”, disse o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud. “Os dez anos mais quentes já registrados ocorreram todos desde 1998.”
Nos últimos dez anos, no período de 2001 a 2010, a média global de temperaturas é de 0,46°C acima do registrado na década anterior. O mês de dezembro foi “excepcionalmente quente”, informa o relatório da OMM, no Leste do Canadá e na Groenlândia.
Ressalta-se que, também em dezembro, houve registros de temperaturas abaixo da média na maior parte da Europa, em países como a Noruega e a Suécia. Também neste período, na Inglaterra, foi registrado o dia mais frio desde 1890. A Rússia e os Estados Unidos também sofreram com as baixas temperaturas no final do ano passado.
Para mais informações visitem:
Dados de temperatura global – GISS http://data.giss.nasa.gov/gistemp/
Um mundo aquecido – Nasa http://climate.nasa.gov/warmingworld/
Animação das temperaturas médias global http://svs.gsfc.nasa.gov/vis/a000000/a003600/a003674/index.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário