quinta-feira, 31 de março de 2011

Sugestão de lançamento da Oficina dos textos

capa01

Sistema Terra-Vida uma introdução
Charles Cockell
Tradução: Silvia Helena Gonçalves


Por que a Terra é o único planeta no Sistema Solar onde a vida é conhecida? O que controla os ventos e as correntes marinhas? Que efeitos os vulcões e o movimento das placas tectônicas tiveram sobre o desenvolvimento e evolução da vida? O que os fósseis nos revelam sobre o passado da Terra?
As respostas para essas e muitas outras questões você encontra em Sistema Terra-Vida, livro que oferece uma visão concisa e ao mesmo tempo completa dos processos de retroalimentação entre a geosfera, a atmosfera, a hidrosfera e a biosfera.


Satélite Goce possibilita definir o formato mais real da Terra

A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou, nesta quinta-feira (31), o mapa mais preciso já feito até hoje da gravidade da Terra. As informações foram coletadas durante dois anos pelo satélite Goce. O modelo, chamado de geoide, mostra minunciosamente que a Terra não é completamente redonda.
Veja como é a superfície da Terra considerando a gravidade sem a ação de marés e de correntes oceânicas:

O satélite Goce foi lançado em março de 2009 e já recolheu mais de 12 meses de dados sobre a gravidade. De acordo com a Esa, essas informações são essenciais para medir a movimentação dos oceanos, a mudança do nível do mar e a dinâmica do gelo – e para entender como são afetados pelas mudanças climáticas.
A Esa também explica que os dados podem ajudar a entender mais profundamente os processos que causam terremotos, como o evento que assolou o Japão no dia 11 de março. Isso porque os terremotos criam “rastros” na gravidade, o que poderia ser usado para entender o processo que conduz catástrofes naturais e, assim, prevê-los.
A ideia dos pesquisadores da Esa é continuar medindo a gravidade até o final de 2012. O satélite Goce, responsável pelos dados, pesa uma tonelada e orbita a baixa altitude. Ele usa um equipamente específico para medir a gravidade.


domingo, 27 de março de 2011

Técnicas para leitura

Leitura: técnica de estudo

Ler significa conhecer, interpretar, decifrar (LAKATOS; MARCONI, 1992, p. 15). É através da leitura que se adquire a maior parte dos conhecimentos, pois permite não só o alargamento, como também o aprofundamento do saber em determinada seara cultural ou científica.

Segundo Ângelo Domingos Salvador (1980, p. 100), ler significa “distinguir os elementos mais importantes daqueles que não o são e, depois, optar pelos mais representativos e mais sugestivos.” Assim, ler significa também eleger, escolher. João Bosco Medeiros (1997, p. 53) perfaz ao dizer que “a leitura é produzida, uma vez que o leitor interage com o autor do texto”, ou seja, autor e leitor têm que estabelecer um acordo mútuo, para que ocorra a boa leitura.


sábado, 19 de março de 2011

Sistema de alerta contra desastres naturais

O sistema nacional de alerta contra catástrofes naturais será bancado neste ano por R$ 10 milhões do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima. A decisão foi anunciada na quinta-feira (18) em Brasília.

Principal anúncio do início da gestão de Aloizio Mercadante no Ministério da Ciência e Tecnologia, a criação de um sistema que possa evitar tragédias como a de janeiro na região serrana do Rio esbarrou nos cortes orçamentários do governo.

A saída foi pedir financiamento para o início da montagem do sistema ao fundo gerenciado pelo MMA (Ministério do Meio Ambiente).

Afinal, raciocina o ministério, trata-se de uma ação de adaptação às mudanças climáticas, uma das linhas principais do fundo.


sexta-feira, 18 de março de 2011

Super Lua ocorrerá neste sábado.

Sábado, dia 19, teremos a oportunidade de ver o fenômeno conhecido por “Super Lua”. Na data, a Lua cheia parecerá maior do que o normal. Isso porque ela estará na distância mais próxima da Terra dos últimos 18 anos, divulgou o site português Ciência Hoje. Devido à proximidade, as marés deverão se alterar.

A Lua iluminará o céu a apenas 356.574 quilômetros daqui - 6.530 quilômetros mais perto do que o habitual. Esse ponto de proximidade se chama “Perigeu Lunar”. O fenômeno acontece apenas quando é Lua cheia e porque a órbita do satélite é elíptica - sua distância da Terra é variável - e não circular.
Influência em catástrofes
Alguns esotéricos acreditam que o fenômeno está ligado a catástrofes naturais como enchentes e terremotos. Segundo o Ciência Hoje, até existe uma relação entre as fases da Lua cheia e nova e as atividades sísmicas, já que a força das marés fica mais forte nessas épocas. Assim, consequentemente, as marés aumentam a pressão sobre as placas tectônicas.
Porém, segundo o Centro de Investigação Geológica (CIG) dos Estados Unidos, a Lua não teve relação com o terremoto que devastou o Japão na sexta-feira (11). O tremor aconteceu em um período de fracas marés. Para o órgão, foi apenas uma coincidência o terremoto ter ocorrido uma semana antes da “Super Lua”.


quinta-feira, 17 de março de 2011

O Observatório Social do Nordeste (OBSERVANORDESTE)

    O Observatório Social do Nordeste (OBSERVANORDESTE) da Fundação Joaquim Nabuco tem como uma de suas ações a publicação de trabalhos escritos sobre a realidade social nordestina (ou de interesse desta) em sua página na internet. Até há pouco tempo atrás, publicávamos exclusivamente artigos. Agora, criamos uma nova seção, denominada Livros e Teses (ver http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=485&date=currentDate ).

    Deste modo, convidamos todos vocês a colaborarem com nossa página virtual, enviando-nos para publicação artigos acadêmicos, teses de mestrado e/ou doutorado e livros. Não exigimos textos inéditos ou exclusivos para nós. Eles podem já ter sido publicados em outro(s) veículo(s) impresso(s) ou virtual(is). Nossa intenção é, aproveitando as possibilidades oferecidas pela internet, simplesmente constituir um banco de textos sobre a realidade nordestina brasileira, de relevância e alcançe global, facilitando o acesso e conhecimento dos trabalhos publicados a qualquer interessado no nosso mundo. Os trabalhos anteriormente publicados terão os veículos de publicação originais informados.

    Se vocês dispõem de trabalhos escritos que digam respeito à realidade nordestina e que julguem interessante republicar, seja por suas importâncias, seja para melhor divulgá-los, enviem-nos, por e-mail ou por cd/dvd. Não abandonem-nos às estantes acadêmicas e/ou ao esquecimento. Se têm trabalhos novos a apresentar, aproveitem nosso espaço. Lembrem-se, sobretudo, do Google, importante ferramenta de busca que permitirá chegar à sua obra mediante diversos apelos (tema, autor, área geográfica, etc.).


domingo, 13 de março de 2011

Pólos estão derretendo mais rápido do que o esperado

as camadas de gelo da Groenlândia e da Antártida estão perdendo massa a um ritmo mais acelerado que os prognósticos feitos até agora, o que repercutirá na alta do nível dos oceanos, segundo um estudo divulgado nesta terça-feira (8) pela Nasa.

Os resultados do estudo sugerem que as camadas de gelo estão derretendo mais rápido que as geleiras das montanha e serão o principal fator de contribuição para uma alta global do nível dos oceanos, muito antes do previsto.


sexta-feira, 11 de março de 2011

Video mostra a propagação da onda do Tsunami (compare com 2004)

Uma simulação feita em computador por cientistas do Centro de Pesquisas de Tsunami da National Oceanic & Atmospheric Administration (NOAA) mostra a propagação da onda gigante que atingiu o Japão nesta sexta-feira (11) e gerou alerta em outros países da costa do Oceano Pacífico. O fenômeno foi provocado por um terremoto de magnitude de 8,9, o maior do Japão e o sétimo da história.Os cientistas mostram ainda a trajetória do tsunami de 2004, no Oceano Índico, provocado por um terremoto de magnitude 9,1. O fenômeno na costa da província indonésia de Aceh atingiu, além da Indonésia, o Sri Lanka, a Índia, a Tailândia e outros nove países.


Site: www.g1.globo.com/

Video da onda do Tsunami de 11.03.2011–Fonte Noaa

Link do video original

NOAA Environmental Visualization Laboratory - Animated View of Tsunami Wave Height M

Onda do Tsunami de 11.03.2011. Fonte: Noaa


quinta-feira, 3 de março de 2011

Recife tem ilhas de calor comprovadas por satélite

Por Otávio Batista

É comum ouvir pelas ruas: “Nunca senti tanto calor” ou “Recife nunca esteve tão quente”. A dissertação “Variação espacial e multitemporal das temperaturas da superfície da cidade do Recife”, defendida por Elvis Bergue Moreira no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da UFPE, confirma que a cidade passa por um processo de aquecimento. Mais do que isso, a pesquisa identifica a variação de temperatura em espaços reduzidos na mesma região, podendo, assim, verificar a formação de ilhas de calor. O estudo aponta a urbanização desordenada como principal causa para o aquecimento dessas regiões. É em áreas como a Zona Sul da cidade, onde se localizam os bairros de Boa Viagem e da Imbiribeira, caracterizados por um intenso processo de urbanização, onde estão localizadas estas ilhas de calor. 

Essa diferença de leituras em uma mesma região é possível através da técnica de sensoriamento remoto para temperaturas de superfícies. O método consiste em um processo de calibração radiométrica de uma imagem de satélite por um software. Desse modo, uma imagem do Recife feita pelo satélite Landsat 5 TM, no dia 27 de agosto de 2007, passou pelo software ERDAS Imagine 9.3 (licença do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE). O percurso da imagem bruta até o resultado final com a leitura das temperaturas da superfície consiste em média de nove equações. A metodologia utilizada permitiu uma análise de áreas com a precisão de 30m². Além disso, foi feita uma comparação com outra imagem, de 10 de julho de 1984, que, segundo o pesquisador, é um registro histórico. Isso permitiu a observação da evolução do processo de urbanização e sua consequência no aumento dos índices de temperatura da superfície.


USP demite professor por plágio em pesquisa

Chefe de trabalho que usou imagens sem creditá-las, ele diz não ter havido má-fé
É a 1ª exoneração do tipo em 15 anos; comissão conclui que ex-reitora, coautora, não teve relação com problema

A reitoria da USP decidiu demitir um professor de dedicação exclusiva, com mais de 15 anos de carreira, após entender que ele liderou pesquisa que plagiou trabalhos de outros pesquisadores.
A exoneração por plágio é a primeira na instituição em mais de 15 anos. O imbróglio envolveu também a ex-reitora Suely Vilela, coautora da pesquisa questionada. Ela não sofreu punição -a avaliação é que não teve relação com os trechos plagiados.
Outra pesquisadora teve o título de doutorado cassado. Era responsável pelas partes contestadas. Tanto o docente quanto a pesquisadora podem recorrer internamente e judicialmente das decisões.
"A punição de docente, discente ou funcionário técnico-administrativo é sempre dolorosa", disse à Folha o reitor João Grandino Rodas, a quem coube a decisão da punição, após duas comissões internas terem recomendado a decisão. O processo durou mais de um ano.


terça-feira, 1 de março de 2011

I CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL IV ENCONTRO NORDESTINO DE BIOGEOGRAFIA

 

A Assembléia Geral das Nações Unidades elegeu 2011 como o Ano Internacional das Florestas. As atividades enfocadas incluem a promoção do manejo sustentável, a conservação e desenvolvimento das florestas e a conscientização do papel decisivo que as matas desempenham no desenvolvimento global sustentável.

Conservar florestas é preservar não somente a vida das árvores e dos povos das florestas. E sim manter viva toda a biodiversidade do Planeta, e com ela as sociedades humanas. A Educação Ambiental na família, e em todos os níveis de ensino, cumpre papel fundamental para a conservação da sociobiodiversidade e do ambiente em que vivemos.


Oportunidade de emprego–geógrafo e outras áreas

A Diretoria de Meio Ambiente e o Departamento de Recursos Humanos da CMT Engenharia Ltda, empresa responsável pela execução e acompanhamento do projeto Básico Ambiental do Projeto de Integração do São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional – Ministério da Integração Nacional, está mobilizando equipe para a elaboração de Planos de Conservação e Uso do Entorno e das
Águas dos Reservatórios e de Planos Diretores Municipais, conforme previsto na Licença de Instalação do Projeto.
Para este trabalho estamos contratando profissionais das áreas de Sociologia, Engenharia (Florestal, Sanitária e Infraestrutura), Geografia, Economia, Biologia (Flora, Fauna e Limnologia), Geologia, Estudos Socioeconômicos, Urbanismo, Aspectos Legais e Institucionais e Comunicação e ainda Técnicos em
Geoprocessamento, Cadista e digitadores que desenvolverão trabalhos nos municípios dos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, por um período estimado de 18 a 24 meses, e deverão residir em Pernambuco. O início dos trabalhos está previsto para começo do mês de abril/2011. Os salários mais ajuda de custo para profissionais de nível superior variam de R$ 5.280,00 a R$ 9.241,00 e para o nível técnico variam de R$ 634,00 a R$ 2.245,00. Os interessados deverão cadastrar seu currículo no site da empresa


www.cmtengenharia.com.br
Atenciosamente,
Diretoria de Meio Ambiente e Departamento de Recursos Humanos.
CMT Engenharia Ltda