segunda-feira, 26 de abril de 2010

O grupo BASIC - o que é e objeto do grupo

Conversando em sala de aula percebi que meus alunos não sabiam (a grande maioria) o que era o grupo BASIC. Bom, se fosse no meu período de graduação eu pensaria que era algum grupo voltado para a linguagem de programação Basic, transformada desde a última década em Visual Basic. Mas os tempos mudaram...

Na verdade o nome BASIC adotado pelo grupo é uma sigla representativa de quatro países emergentes, Brasil, África do Sul, Índia e China.

O BASIC tem como estratégia a luta contra o aquecimento global, desde a Cúpula de Copenhague, em dezembro de 2009, cobrando por ações reais dos maiores atores do aumento de gases de efeito estufa em conjunto também com ações que objetivem  ajudar os países pobres a se adaptarem ao aquecimento global.

Neste último domingo, em reunião na Cidade do Cabo, o BASIC pediu a adoção, em nível mundial, de um acordo vinculante sobre o aquecimento global no mais tardar em 2011.

         "É preciso concluir um acordo global vinculante em Cancún, México, em 2010, ou no mais tardar, na África do Sul, em 2011...″

        "... Os países em desenvolvimento apóiam fortemente um acordo vinculante internacional porque a ausência de tal acordo os penaliza muito mais do que aos países desenvolvidos ."
declararam em um comunicado os ministros do Meio Ambiente de Brasil, África do Sul, China e Índia.

Os ministros também pediram aos países desenvolvidos que desembolsem rapidamente 10 bilhões de dólares a favor dos países mais pobres.

Bom, eis a rápida explicação pois, tenho certeza que vocês irão ouvir falar muito mais no futuro deste grupo.


O Brasil de fato tem se tornado uma liderança ambiental mundial, pena que Belo Monte....


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário