sábado, 31 de julho de 2010

Florestas tropicais absorvem mais CO2 do que se estimava

Florestas tropicais absorvem mais Co2 do que se estimava.
Segundo estudo realizado pela equipe de Christian Beer, do Instituto MAx Planck (Alemanha), as florestas tropicais, como a Amazônia, são as máquinas de fotossíntese mais eficientes do planeta.
Neste estudo os autores mostram que elas absorvem um terço de todo o gás carbônico que é retirado da atmosfera pelas plantas a cada ano, totalizando 123 bilhões de toneladas do gás por ano para toda a vegetação terrestre.
Este valor é aproximadamente o dobro do que os oceanos absorvem de CO2 por ano.
Ainda, segundo os autores, as selvas tropicias capturam 34%, e as savanas 26%, apesar de ocuparem o dobro de área.
Nesta mesma edição da Science, um outro estudo mostrou que a temperatura influencia pouco na quantidade de carbono exalado pelas plantas quando elas respiram. Havia temores de que o aquecimento global pudesse acelerar as taxas de respiração, fazendo com que florestas se convertessem de ralos em fontes do gás, agravando mais o problema.

Estas novas pesquisas devem ajudar a melhorar os modelos climáticos, que dependem do conhecimento preciso do fluxo de carbono entre plantas, atmosfera, oceanos e fontes humanas do gás.
Os autores comentam sobre a importante das florestas secundárias na Amazônia como sumidouros de Co2, pois florestas em regeneração fixam muito mais carbono do que liberam.

Os dados do estudo foram de  uma rede internacional, a Fluxnet, que reúne centenas de torres que servem como postos de observação pelo mundo, analisando os fluxos de CO2 na vegetação ao redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário