terça-feira, 9 de novembro de 2010

Desertos com chuva e chuviscos

Sabe-se que nem todos os desertos são quentes. Pela mesma razão, nem todos os desertos são ensolarados. Na verdade, alguns desertos costeiros apresentam considerável nebulosidade, especialmente nuvens stratus e neblina.
Surpreendentemente, estes desertos costeiros são alguns dos lugares mais secos da Terra. Eles incluem o deserto de Atacama, no Chile e no Peru, a costa noroeste do Deserto do Saara, o deserto da Namíbia no sudoeste da África, e uma parte do deserto de Sonora, em Baja, Califórnia (ver Fig. 1). No deserto de Atacama, por exemplo, algumas regiões ficam décadas sem medir precipitação. E Arica, no norte do Chile, tem uma precipitação anual de apenas 0,08 centímetros (0,03 pol.)
A causa dessa aridez é, em parte, devido ao fato de que cada região está adjacente a um grande corpo de água relativamente fria. Observe na Fig. 1 que esses desertos estão localizados ao longo das margens costeiras ocidentais dos continentes, onde áreas de alta pressão subtropicais provocam ventos dominantes para transportar a água fria de latitudes mais elevadas ao longo da costa. Além disso, esses ventos ajudam a acentuar o resfriamento pelo surgimento de águas mais frias dos níveis mais baixos.. A combinação dessas condições tende a produzir temperaturas das águas costeiras entre 10°C e 15°C, o que é bastante fria para tais latitudes baixas. A medida que o ar em toda a superfície da água fria, é resfriado até o ponto de orvalho, frequentemente produz um manto de nevoeiro e de nuvens baixas, a partir da qual a garoa precipita. A garoa, porém, representa pouca chuva. Na maioria das regiões, é apenas o suficiente
para umedecer as ruas com um simples traço de precipitação.
desertos
Figura 1: LOCALIZAÇÃO DE DESERTOS COSTEIROS QUE APRESENTAM NEVOEIROS, NUVENS BAIXAS E CHUVISCO (Adaptada de: AHRNES, 2007)
Como o ar frio estável se move sobre o continente começa a aquecer, e as gotas de água evaporam. Assim, a maioria da nebulosidade e garoa é encontrada imediatamente ao longo da costa. Apesar da umidade relativa deste ar ser alta, a temperatura do ponto de orvalho é comparativamente baixa (frequentemente perto das águas da costa). Na superfície continental, o maior aquecimento causa a ascensão do ar (ar quente é mais leve que o ar frio). No entanto, uma inversão de subsidência estável, associada com as altas subtropicais, inibe os movimentos ascendentes do ar, produzindo uma deriva em direção ao oceano, onde afunda, completando uma forte circulação de brisa marítima. A posição das altas subtropicais, que tendem a permanecer quase estacionárias, desempenha um papel adicional, impedindo a Zona de Convergência Intertropical com ar instável, de entrar na região.
E então, temos um deserto com nuvens e chuvisco, um deserto que deve existir por causa de duas características: proximidade com a água oceânica fria, e pela posição e movimentos do ar das altas subtropicais.
Referência Bibliográfica
AHRENS. C. D. Essentials of Meteorology: An Invitation to the Atmosphere. Third Edition. 464 págs. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário