segunda-feira, 24 de outubro de 2011

ONU conclui modelo de Fundo Climático


Um comitê da ONU concluiu o esboço de um fundo destinado a ajudar os países em desenvolvimento a enfrentarem a mudança climática, o que permitirá o seu lançamento em 2013, disse na sexta-feira (21) a principal dirigente da ONU para questões climáticas.
Países de todo o mundo decidiram no ano passado criar o Fundo do Clima Verde de modo a canalizar até 2020 em torno de US$ 100 bilhões (cerca de R$ 117 bilhões) por ano para ajudar os países em desenvolvimento a enfrentarem a mudança climática global.
Um comitê internacional encarregado de moldar o fundo se reuniu nesta semana na África do Sul, mas algumas organizações acusaram os Estados Unidos e a Arábia Saudita de atrapalharem o processo. 
RN. Qual a novidade em  um dos maiores emissores de G.E.E (sem muita intensão de mudar, diferente da China) em tentar dificultar o processo? Agora a novidade é a Arábia Saudita...
Negociadores de todo o mundo vão discutir e eventualmente aprovar o modelo em uma cúpula climática no mês que vem em Durban – na qual praticamente não há mais chance de que seja selado um novo tratado climático de cumprimento obrigatório, para vigorar a partir de 2013 no lugar do Protocolo de Kyoto.
RN. Ou seja, cada país está agindo como quer, neste caso parabéns ao nosso Brasil, que apesar de em suas atividades econômicas, o setor primário ser responsável por 27% do PIB e ter relação direta com o meio ambiente, está disposto a diminuir a emissão de G.E.E.
RN. Claro para o Brasil não é tão dificil e não resultará em tantas perdas econômicas, pois como a maior parte é do desmatamento da Amazônia, com atividades ilegais, alcançaremos com sucesso a redução dos gases de efeito estufa. Independente das perdas econômicas, que no mundo capitalista sempre está em primeiro na fila, toda a sociedade brasileira e, quiçá, mundial irá ganhar com a nossa postura no debate. Antes que digam, precisamos evoluir, mas é mais fácil evoluir do que nascer.
“O comitê encerrou seu trabalho submetendo à consideração e à aprovação em Durban tanto um esboço de instrumento para o Fundo do Clima Verde quanto recomendações sobre os acordos transitórios para que ele seja lançado”, disse Christiana Figueres, secretária-executiva da Convenção Quadro da ONU para a Mudança Climática, em declaração transmitida por e-mail à Reuters.
A proposta, segundo ela, “inclui um forte sinal para envolver o setor privado, e uma sólida base para desenvolver operações impulsionadas pelos países por meio de acesso direto às verbas”.
“Uma vez aprovada em Durban, [as recomendações] permitirão que o fundo cresça bem rapidamente, especialmente com a melhora do ambiente financeiro, e estaria aberto o caminho para um estabelecimento bastante rápido do fundo em 2012, e para operações iniciais plenas em 2013,” acrescentou ela. (Fonte: Folha.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário