terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O Frio em Washington e o Calor no Brasil

Tenho escutado diversos alunos, pesquisadores, professores, e curiosos comentando (e outros até afirmando) que o Aquecimento Global foi de fato desmitificado por causa do frio que vem fazendo em grande parte do Hemisfério Norte.

Meus leitores, o aquecimento global existe, pois observa-se que as temperaturas médias estão mais altas sim, mas ele não é contínuo nem muito menos homogêneo. Não está sempre crescendo, mas na média o resultado será de tendência crescente, e não acontece em todos os pontos do globo ao mesmo tempo.

Mas o que está acontedendo atualmente? Diversas pesquisas deverão surgir e com certeza, outras diversas relacionando o homem ao fato atual. Bom, não quero entrar nesta discussão agora, pois precisa-se ler as pesquisas e verificar os métodos elaborados.

O que de fato pode-se observar é que são eventos extremos, e que podem estar relacionados a variabilidades climáticas (ou até mudanças climáticas) que estão se tornando mais frequentes, seja por causa natural ou antrópica.
As chuvas em São Paulo, por exemplo, os registros mostraram que não foi o Janeiro mais chuvoso da história, mas com certeza foi o que causou maiores danos a população, haja vista a dinâmica do espaço urbano na região. E além disso, a natureza teima em não saber quando é que janeiro termina ou inicia, ou seja, utilizar meses não é uma alternativa muito boa em alguns casos. Em São Paulo a sequência de dias chuvosos é que foi considerável, ou seja, chovia bastante desde dezembro. Sem parar um dia sequer (parou ontem).

Parte do Brasil com temperaturas exorbitantes e EUA com um frio intenso. Extremos que pevidenciam a tentativa da Terra em buscar o seu equilíbrio natural. Se está muito quente em um lado, tem-se que resfriar em outro. Não é pra ficar quente em todo o globo.
Em 2009 tivemos um inverno rigoroso durante alguns períodos na Sul da América do Sul, enquanto Europa enfrentou ondas de calor assustadoras. Mas na média 2009 ficou muito quente (questão para conversar depois).
Reflitam sobre isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário