terça-feira, 2 de agosto de 2011

Livro – Mudanças climáticas e Aq. Global na visão dos povos Indígenas

Download do Livro em PDF

Este trabalho deve ser compreendido no âmbito do contexto mais amplo e também complexo da questão Ambiental, no mundo e principalmente dentro da realidade socioambiental dos Estados que estão representados pelos alunos do CAFI nos Cursos de Gestão de Projetos e Gestão Etnoambiental, e que fizeram parte na construção desta cartilha.
Pensar no modelo de formação que o CAFI oferece, é pensar a proposta filosófica da COIAB e de sua bandeira de luta, é pensar em promover os direitos e expandir as vozes indígenas que foram por muito tempo silenciadas, caladas por preconceitos, descaso e muitas das vezes pela completa falta de informação. Uma das principais bases do nosso trabalho é proporcionar aos alunos, mecanismos de formação técnica e política contextualizada e atual sobre os movimentos e as tendênciassociais em seus mais amplos aspectos, nossas ações são, portanto, entendidas
como ferramentas estratégicas, e como tal devem orientar-se por valores culturais, éticos e políticos.
A disciplina Mudanças Climáticas e REDD, que conta com a parceria entre a COIAB e IPAM, possibilita uma ocasião única na formação de jovens lideranças indígenas na troca de conhecimentos e valores culturais, em uma ótica reflexiva sobre a importância da conservação das florestas e diminuição dos impactos causados pela exploração indiscriminada de seus recursos e suas conseqüências ao ecossistema.
A cartilha é um dos produtos da finalização desta disciplina, que contou com a formação teórica e prática, obtendo os benefícios sobre a tônica do meio ambiente, garantindo uma fonte de trabalho de qualidade, que pode ser compartilhada com outros grupos, apontando para mudanças no modo  de pensar o meio ambiente dentro de uma consciência ambientalista e necessária para a sobrevivência cultural e física dos povos indígenas.

Francileudo Gabriel da Costa
Diretor / CAFI

Como se pode reduzir o desmatamento e qual a importância?
Podemos reduzir o desmatamento através da valorização dos recursos florestais, fiscalização e monitoramento das florestas, ou seja, vigilando a floresta amazônica. Isso é importante porque, atualmente, no mundo em que vivemos manter a floresta em pé é ter uma vida saudável. Além disso, na floresta existe uma rariedade de plantas medicinais que podem desenvolver curas. ( Íhv Kúhj Gavião)

Disponível no site

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário