domingo, 4 de dezembro de 2011

2011 entre os 10 anos mais quentes desde que há registos

A temperatura global em 2011 está entre as dez mais elevadas desde que há registos (1850) e dos anos em que ocorreu um evento La Niña, normalmente mais frios. Organização Meteorológica Mundial assegura que o mundo está a aquecer. De acordo com esta Declaração da OMM, a temperatura global do ar está 0,41ºC acima da média de 1961-1990 que é de 14,00ºC.

“A nossa ciência é sólida e prova inequivocamente que o mundo está a aquecer e que este aquecimento deve-se às actividades humanas”, disse o vice-secretário-geral da Organização Meteorológica Mundil, Jerry Lengoasa, em Durban, onde decorre a 17ª conferência da ONU para as alterações climáticas. RN.: Gostaria de saber qual o tamanho da parcela das atividades humanas e naturais .....
 
Em 2011 O clima na Terra esteve sob a influência do fenómeno La Niña, particularmente intenso e que corresponde ao arrefecimento anómalo das águas superficiais do Oceano Pacífico (Equatorial Central e Oriental) formando uma “piscina de águas frias” nesse oceano, um fenómeno natural que produz fortes mudanças na dinâmica geral da atmosfera, alterando o comportamento climático do planeta. RN.: Destaco aqui que tivemos um La Nina2010/2011 e agora no , no final de 2011, estamos novamente sobre um La Nina, isto indica que os pólos e sub-trópicos estiveram com temperaturas consideráveis acima da média;.

Em oposição ao El Niño, os anos em que se verifica o fenómeno La Niña são normalmente mais frios do que o anterior e o subsequente.
“As temperaturas globais de 2011 seguiram este padrão, ficando abaixo das de 2010, mas ainda assim mais quentes do que os mais recentes anos de La Niña moderada ou forte: 2008 (+0,36ºC), 2000 (+0,27ºC) e 1989 (+0,12ºC)”, diz a Organização Meteorológica Mundial, num comunicado.
Entretanto, os 13 anos mais quentes a nível global ocorreram desde 1997 e, por sua vez, a extensão e o volume do gelo do Ártico em 2011 foram respetivamente o segundo e o menor valor já registrados, de acordo com a mesma fonte.
A Declaração Anual da Organização Meteorológica Mundial (OMM) sobre o Estado do Clima Global, faz uma avaliação da temperatura e um resumo do tempo e dos eventos climáticos mais marcantes em 2011.
Apesar da média global mais elevada, este ano as temperaturas variaram entre extremos opostos em diferentes regiões do Globo, com os termómetros significativamente acima da média na Rússia e em parte da Europa, no centro e norte de África no sul dos Estados Unidos e norte do México, no Canadá e na Gronelândia.

Porém, foi um frio anómalo o que se fez sentir e dominou o clima anual da Austrália, parte da América do Norte e algumas zonas da China e Coreia.
A reunião da OMM em Durban debate até 9 de Dezembro, o eventual prolongamento do Protocolo de Quioto, que obriga os países desenvolvidos a reduzirem as suas emissões de CO2 apenas até 2012.
Contudo, potências industriais como os Estados Unidos, Canadá, Japão e Rússia não têm, interesse nas decisões acordadas em Quioto ameaçando assim um possível acordo mais global, envolvendo todos os grandes poluidores, que se pretendia em Durban.
Um dos pontos de discórdia é o prazo para a conclusão deste acordo com alguns países a exigirem um novo tratado já em 2015 e outros a preferirem estender as discussões até 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário