sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

As verdades e "inverdades" das Mudanças Climáticas [Série Mudanças Climáticas Globais]

É notório o quão se comenta sobre diversos desastres naturais ao logo de todo o Globo e buscam relacionar as mudanças climáticas atuais.
De fato, precisa estar claro que Mudanças Climáticas ocorrem de maneira natural, sem a interferência do homem. Já foi assim no passado e será assim no futuro (este tema será discutido posteriormente).

Entre o catastrofismo e as possibilidades reais pode-se destacar as seguintes certezas e incertezas:

1. Gases de efeito estufa: A existência de certos tipos de gases na atmosfera, entre eles o CO2, impede que parte da energia solar de radiação de ondas curtas (emitida pelo Sol)  seja dissipada na forma de radiação infravermelha (ondas longas) emitida pela superfície da Terra. Este é o processo de formação do Efeito Estufa. Quanto maior a concentração de gases de efeito estufa, mais intenso será o aprisionamento da radiação infravermelha, e consequentemente, maior a temperatura. Isto é fato e certo, faz parte do Balanço de Radiação, e nínguem tem dúvida. Por exemplo, Vênus tem em sua atmosfera aproximadamente 96% de CO2 em sua composição, e a temperatura na superfície chega a 480oC.
Agora nesta discussão sempre surge algumas "inverdades".

- O efeito estufa é ruim para o homem:  este é um grande erro, mas mais comum do que se imagina. Na verdade o efeito estufa é responsável por manter a temperatura da Terra em torno de 15o C, favorecendo a vida neste nosso planeta. O que de fato é maléfico é o aumento do efeito estufa, que pode sim aumentar as temperaturas, mas não o efeito estufa em si.
- O principal gás de efeito estufa é o CO2.: Outro grande erro, o principal gás de efeito estufa é o Vapor d'água. Mas porque se fala tanto no CO2? Bom, é que este gás tem um tempo de vida muito grande na atmosfera comparado com o H2O e o CH4, por exemplo. Então o CO2 emitido pelo homem poderá permanecer na atmosfera por aproximadamente 200 anos, enquanto o H2O o ciclo temporal de emissão-retorno (em forma de chuva) é muito rápido, comparativamente insignificante. Ou seja, o CO2 passa a ser o vilão do aumento do efeito estufa quando separado entre os gases naturais e os emitidos pelo homem (não que o H2O não possa ser emitido pelo homem, vejam o exemplo dos açudes no Nordeste do Brasil). Este tema será discutido posteriormente, até para mostrar o papel contrário do H2O no balanço de radiação.
- Revolução Industrial e aumento de CO2: é fato que a concentração deste gás tem aumentado desde a Revolução Industrial rapidamente. Agora é importante dizer que estudos recentes tentam mostrar que em eras geológicas a concentração foi maior do que atualmente. Mas neste caso o que é importante saber é que na nossa era, o aumento está ocorrendo rapidamente, e de fato queimar combustíveis fósseis irá liberar o CO2 para a atmosfera, por exemplo.
- A temperatura média da minha cidade sobe um ano e desce outro: as temperaturas oscilam desta maneira mesmo, não é muito sábio comparar ano a ano para buscar evidência de alteração climática, mas sim fazer uma análise com uma serie histórica e verificar a tendência utilizando métodos estatísticos que possam explicar esta variabilidade. Os resultados vem mostrando que mesmo com oscilações ano a ano, os dados de temperatura tem mostrando tendência de aumento, de fato. Agora não é um aumento contínuo, mas sim em termos médios históricos (período de tempo mais longo).

Na próxima postagem  continuaremos a discussão com pesquisas que mostram quase certezas

OBS.: a palavra inverdade está entre aspas porque não consegui encontrá-la nos dicionários que tenho em mãos, mas é um termo que vem sendo muito utilizado na mídia atualmente, então deve fazer parte do dinamismo da língua portuguesa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário