segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O dia de Santa Luzia e a Chuva no Sertão [Série Contos Climatológicos]

Ontem, 13 de Dezembro foi comemorado o dia de Santa Luzia. Mas o que esta santa tem a ver com climatologia? ]

Não é de hoje que a fé está relacionada com o tempo e o clima. Afinal, meteorologia é a ciência que estuda os fenômenos físicos da atmosfera, ou seja, enxergando de maneira mais "popular", os fenômenos que ocorrem no Céu, que é a morada de muitos Deuses, independente do Credo. Aliás, estendendo para o lado da religião, já observaram porque o Céu é para os benfeitores e a profundidade da Terra (inferno) para os maus? (pensamento no final do texto).

Voltando a Santa Luzia... Dentre os aspectos físicos da geografia do Nordeste, o clima é sem dúvida o que mais pressiona o homem nordestino, desencadeando certa pressão  psicológica sempre que está próxima da estação chuvosa, ou o inverno para os sertanejos. Afinal, um inverno demorado ou mais fraco, resultará em adversidades sócioeconômicas.

Então porque não procurar entender o que Deus irá enviar para estes moradores? É deste modo que a Santa Luzia (que é a santa que projeto os olhos) está relacionada com o Clima. É a santa que tem "olhos muito bons", que pode enxergar além do horizonte...

Para alguns  sertanejos este dia é muita vezes o mais importante do ano. É adotado como referência para o início do período chuvoso, ou do inverno, para o sertão.
Se chover no dia 13 de dezembro (dia da Santa), o inverno começará em janeiro do próximo ano, se chover no dia 14 de dezembro, o inverno começará em fevereiro do próximo ano, se a primeira chuva for em 15 de dezembro, inverno em março, e assim por diante, até o dia 25 de dezembro (Natal) que se a previsão estiver correta, só choverá em dezembro do próximo ano. Imaginem a pressão psicológica até cair de fato a primeira gota de água, mesmo que a previsão esteja errada!

As imagens do Climate Prediction Center poderão nos informar como será a estação chuvosa em 2010.
Na Figura ao lado temos a precipitação, mas do dia 12 de dezembro (hoje será processada a do dia 13, depois eu posto). Mesmo no dia 12 é possível enxergar que na porção mais oeste já ocorreu chuva. Já abaixo vemos as condições sinóticas do dia 13 de dezembro as 12:00 UTC do Inmet. Mas estes dados se referem as coletas entre o dia 12 de dezembro às 09:00 hs até o dia 13 de dezembro às 09:00 hs. 
Bom, mas para a previsão popular ou de fé, é melhor esperar os dados do dia 13 mesmo.


 

 E a ligação entre a fé e a ciência? É de fato, quando procura se analisar o conhecimento popular e ligá-lo ao conhecimento científico, ao invés de ignorá-lo ou melhor menosprezá-lo, vemos que alguns destes conhecimentos tem certa razão. Afinal, quando é que a massa continental equatorial se expande de oeste para leste na Amazônia, alcançando a porção oeste do Nordeste em meados de dezembro em anos normais...


__________________________
Links
Precipitação diária pelo CPC


Condições sinóticas do Inmet

Pensamento: Céu no céu e inferno nas profundidades da Terra: A atmosfera não tem visíveis na porção superior, ou seja, é livre. Então quem vai para o céu terá liberdade. Já quem vai para o inferno, fica aprisionado, ou seja, perde a sua liberdade... Esta é minha visão e sou Católico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário