sábado, 25 de setembro de 2010

Geração de Energia por fontes na China - Mudança de postura ou marketing político





A figura acima foi criada com os dados do this Xinhua.net news article, no qual descreve a capacidade de geração de energia Chinesa excede hoje os 900 milhões de kilowatts pela primeira vez.
Zhang Ping, diretor do National Development and Reform Commission (NDRC), saudou a conquista como uma "nova etapa para o desenvolvimento" da indústria de geração de energia  no fórum de desenvolvimento de energia nuclear em Beijing. "A partir de uma base fraca, temos explorado caminhos para o desenvolvimento sustentavel para a indústria de eletricidade", disse Zhang no fórum.

De acordo com a NDRC, demorou 38 anos para a China  aumentar a sua capacidade de gerar energia para 100 milhões de quilowatts em 1987 de 1,85 milhões de quilowatts, quando a "nova" China foi fundada em 1949.
Antes desta marca  900 kilowatts, a China aumentou sua capacidade de geração de electricidade para 500 milhões de quilowatts em 2005.

Zhang disse que a China vai continuar a transformar o padrão de crescimento do setor da electricidade e facilitar ainda mais a sua reestruturação através da produção de energia mais limpa.

Ele disse que durante o período de cinco anos (2006-2010) , a China tem capacidade de cortar de pequenas usinas de energia térmica  71 milhões de quilowatts reduzindo as emissões poluentes pesados.

A China já tem a maior capacidade  do mundo de energia elétrica hidrelétrica de cerca de 200 milhões de quilowatts, e 22 milhões de quilowatts de capacidade de energia eólica.

Com 10 milhões de quilowatts de capacidade em seis usinas nucleares, a China pretende aumentar a sua capacidade de energia nuclear para 60 milhões de quilowatts até 2020, Zhang Guobao, diretor da Administração Nacional de Energia (NEA), disse em uma entrevista no mês passado.

A China tem utilizado  carvão para alimentar seu crescimento econômico, cerca de três quartos da sua produção de eletricidade é produzida por usinas movidas a carvão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário