quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Grupo de leitura de artigos científicos em climatologia do DCG

Tendo em vista as perspectivas atuais e futuras dentro das atividades acadêmicas dos graduandos e pós-grraduandos, o Tropoclima lança o grupo de leitura de artigos científicos com foco em climatologia nas subáreas de climatologia tropical, eventos extremos, mudanças climáticas, sensoriamento remoto aplicado, climatologia geográfica e climatologia aplicada a agricultura e recursos hídricos.



Objetivo
É propor uma atividade educativa e científica que procure favorecer o desenvolvimento de habilidades na leitura, compreensão e interpretação de textos científicos, de maneira que auxilie na realização das atividades de iniciação científica, projetos de pesquisa e projetos de pós-graduação, e no desempenho futuro de tarefas profissionais da área

Público-alvo
Alunos de graduação em geografia. Limite máximo de 30 alunos por encontro.

Metodologia

  • Os encontros serão quinzenais com artigos previamente divulgados no blog e no DCG;
  • Os encontros acontecerão no auditório do 5o andar em horário também previamente divulgado no blog, DCG e meu twitter;
  • A metodologia de trabalho será baseada em Santos e Queiroz (2001):
Fazendo o reconhecimento do artigo
1. Título do artigo; 2. Autores do artigo; 3. Instituições a que pertencem os autores do trabalho; 4. Procura de biografia dos autores (lattes, sites, etc);

2.Todos os membros do grupo devem fazer a leitura do título do artigo. Um dos membros se responsabiliza
por coordenar um brainstorming. Este membro deve fazer anotações sobre os resultados obtidos com este
procedimento; 
3. Cada um dos membros do grupo faz a leitura da introdução do artigo e sublinha todas as palavras cujo significado não é conhecido. O membro do grupo que coordenou o brainstorming deve anotar todas as palavras/expressões assinaladas por todos os outros colegas. Discutir as palavras grifadas e, por meio de troca de informações entre os membros, tentar compreender o significado das mesmas. Procurar a formulação do questionamento, da hipótese e do objeto do artigo.
4. Repitam o procedimento adotado na resolução da questão anterior, lendo agora a parte sobre materiais e métodos do artigo; Procurar respostas sobre onde o trabalho foi realizado, quando, instrumentos utilizados, qual a proposta para resolver a hipótese formulada, porque se escolheu aquela área, data e instrumentos.
5. Cada um dos membros do grupo faz a leitura das seções finais do artigo e sublinha todas as palavras cujo
significado não é conhecido. O membro do grupo que coordenou o brainstorming deve anotar todas as palavras/expressões assinaladas por todos os outros colegas. Discutir as palavras grifadas e, por meio de
troca de informações entre os membros, tentar compreender o significado das mesmas 2. Na opinião de
vocês, qual(is) o(s) principal(is) problema(s) que os autores do artigo se propuseram a solucionar?; 3. Como
você(s) acredita(m) que os pesquisadores, em geral, escolhem os seus problemas de pesquisa? 4. Os
autores solucionaram o(s) problema(s) com os quais haviam se deparado inicialmente? Justifiquem as suas
respostas, apresentando fatores decisivos que contribuíram para esta solução (ou não) do(s) problema(s).
5. Cada um dos membros do grupo faz a leitura das seções finais do artigo e sublinha todas as palavras cujo
significado não é conhecido. O membro do grupo que coordenou o brainstorming deve anotar todas as
palavras/expressões assinaladas por todos os outros colegas. Discutir as palavras grifadas e, por meio de
troca de informações entre os membros, tentar compreender o significado das mesmas 
6. Na opinião de vocês, qual(is) o(s) principal(is) problema(s) que os autores do artigo se propuseram a solucionar?; 3. Como você(s) acredita(m) que os pesquisadores, em geral, escolhem os seus problemas de pesquisa? 4. Os autores solucionaram o(s) problema(s) com os quais haviam se deparado inicialmente? Justifiquem as suas respostas, apresentando fatores decisivos que contribuíram para esta solução (ou não) do(s) problema(s).
7. Para finalizar apresentem propostas de aperfeiçoamento e/ou continuidade desta pesquisa.

Conto com o apoio de vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário