segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Centro Mário Lacerda

No dia 10/12, às 11h, a Diretoria de Pesquisas Sociais da Fundaj estará inaugurando o Centro Integrado de Estudo Georreferenciados para a Pesquisa Social Mário Lacerda de Melo. O Centro foi reformado e adaptado com recursos da Finerp/MCT e equipado com recursos da Fundaj.

Numa casa com cerca de 300 m² disporá de Recepção, Sala de Exposições, Auditório, Mapoteca, Sala de Reuniões, Copa, Coordenação e Laboratório de Cartografia Social. A casa fica na Rua Itatiaia, 63, em Apipucos, mas a entrada será feita, exclusivamente, pela Rua Dois irmãos, 92, campus Apipucos da Fundaj.

Tem como missão contribuir para a Pesquisa Social nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil, incorporando as novas Tecnologias de Geoinformação às pesquisas, estudos, formação e demais aplicações da Fundaj, em suas diversas áreas de interesse e, em especial, àqueles pertinentes a Diretoria de Pesquisas Sociais.


O CIEG faz uma justa homenagem ao prof. Mário Lacerda de Melo, ilustre geógrafo pernambucano e pesquisador emérito da Fundaj, nascido em Água Preta – PE em 1913 e falecido em Recife – PE em 2004.

Mostra Expo-Regiões traz mapas sobre o desenvolvimento regional no Brasil

 Como parte integrante da inauguração do Centro Integrado de Estudos Georreferenciados para a Pesquisa Social Mário Lacerda de Melo (CIEG), a Fundação Joaquim Nabuco, por meio da Diretoria de Pesquisas Sociais, e o Ministério da Integração Nacional trazem a Mostra Expo-Regiões ao Recife.

 A mostra é composta de 36 painéis com mapas atualizados sobre temas ligados ao desenvolvimento regional no Brasil e ficará exposta no CIEG de 10/12/2010 a 07/01/2011, no horário de 10 às 17h, no Campus Anísio Teixeira, Rua Dois Irmãos, 92 – Apipucos. Maiores informações: (81) 3073-6590 ou 3073-6479; email: neison.freire@fundaj.gov.br.

Apresentação

Idealizada pela Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional (SDR) do Ministério da Integração Nacional, a Expo-Regiões é um conjunto de painéis que ilustram os diferentes instrumentos criados para assegurar a condução da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

Entre os quais, a Câmara de Políticas de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, coordenada pela Casa Civil, e os planos estratégicos de desenvolvimento das Regiões Norte (Plano Amazônia Sustentável - PAS), Nordeste (Plano de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste - PDNE) e Centro-Oeste (Plano de Desenvolvimento do Centro-Oeste - PDCO). < /p>

 Nos âmbitos sub e mesorregionais, estão o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Semi-Árido - PDSA, o Plano de Desenvolvimento da área de Influências da BR-163 e o Plano de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

A exposição apresenta, entre outras informações, o padrão de ocupação demográfica do país e das áreas de maior concentração de habitantes e de renda. Também são indicadas as áreas de maior e de menor dinamismo econômico, com análises das causas das desigualdades regionais.

A avaliação do nível de educação e do rendimento domiciliar, bem como a agenda de compromissos do governo, os programas já implantados e os desafios para a sua expansão, são parte das novas estratégias de desenvolvimento para a redução das desigualdades inter-regionais.

O objetivo da exposição é apontar as ações já realizadas pela PNDR, os planos de desenvolvimento e as ações específicas para cada região – desdobradas em iniciativas específicas para atender às particularidades, exigências e potencialidades sub-regionais e locais.

Por meio dos mapas é possível entender, ainda, como foi realizado o diagnóstico que serviu de base para definir os critérios destinados a selecionar as sub-regiões brasileiras consideradas prioritárias para a ação do Governo Federal.

Um comentário:

  1. Estimado Prof. Ranyere,
    enfim, o prof. Mário Lacerda foi lembrado. Havia uma injustiça já crônica , em Pernambuco, sobretudo nos meios acadêmicos, quanto à lembrança do nome desse insigne professor e geógrafo brasileiro, que durante muitos anos lecionou no Departamento de Ciências Geográficas da UFPE. Pernambuco é um Estado cruel, no tocante a homenagens aos seus grandes vultos e pródigo pela sempre crescente expansão da inveja. Ressaltam-se pessoas que em nada contribuíram à História do Estado, que passam a ser nome de Praças, ruas e Colégios; esquecem-se outros que tanto fizeram pela cultura; estes são alijados em geral por mesquinhez ideológica tão fortemente enraizada nos meios governamentais e acadêmico.
    A título de sugestão, que tal , em Cerimônia, ser dado o nome de Sala Prof. Mário Lacerda de Melo à sala onde funciona o NAPA, no CFCH? Boa parte, inclusive, dos livros lá existentes foram gentilmente doados, ainda em vida , pelo dr. Mário.
    Saudações Geográficas
    Prof. Lucivãnio Jatobá

    ResponderExcluir