quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Grupo de Leitura - Novo encontro - Atualizado

Atualizada as informações com relação a data.

La Niña castiga a América Latina com temporais, mortes e prejuízos


Deslizamentos de terra mortais no México e na Colômbia, inundações intermináveis no norte da América Latina, previsão de chuvas abaixo da média comprometendo a agropecuária no sul do Brasil… A região é castigada por uma intensa temporada de chuvas associadas ao fenômeno La Niña, que deixam centenas de mortos e bilhões de dólares em perdas.
Os estados do sul do México, América Central e norte da América do Sul têm sido castigados nas últimas semanas por fortes precipitações, após a passagem de várias tormentas e ciclones vinculados ao fenômeno climático La Niña.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Biblioteca Mundial Digital

Foi inaugurada a Biblioteca Digital Mundial, da Unesco.
É possível a navegação em 4 idiomas, incluindo o Brasil. Acervo histórico muito interessante, como a Carta geográfica de Brasil (Terra de Santa Cruz) abaixo. As cartas estão com boa resolução e podem ser baixadas gratuitamente.
http://www.wdl.org/pt/



segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Nasa registra imagem de vulcão em erupção na América do Sul


Erupção de vulcão se intensificou no dia 18. Foto: Reuters
Erupção de vulcão se intensificou no dia 18

Salve o planeta das mudanças climáticas !!!!

Jogo online que tem por objetivo colocar o futuro do planeta em suas mãos. Você será presidente da Nação Européia e você deve abordar o aquecimento global de 2000 a 2100.
Visite o site abaixo.

http://www.bbc.co.uk/sn/hottopics/climatechange/climate_challenge/index_1.shtml

Brisa marítima/terrestre e vale/montanha

Considerações de Atkinson (1981):


Brisa Marítima 


O aquecimento diferenciado entre continente e oceano com gradientes de temperatura de + ou - 1°C por 20 km, promove fluxos de energia diferentes para a atmosfera, causando gradientes de pressão em determinados níveis acima da superfície, os quais impulsionam o movimento.
Este movimento gera divergência e convergência em diferentes pontos, o que faz com que se estabeleça uma célula de circulação.

sábado, 25 de setembro de 2010

Geração de Energia por fontes na China - Mudança de postura ou marketing político





A figura acima foi criada com os dados do this Xinhua.net news article, no qual descreve a capacidade de geração de energia Chinesa excede hoje os 900 milhões de kilowatts pela primeira vez.
Zhang Ping, diretor do National Development and Reform Commission (NDRC), saudou a conquista como uma "nova etapa para o desenvolvimento" da indústria de geração de energia  no fórum de desenvolvimento de energia nuclear em Beijing. "A partir de uma base fraca, temos explorado caminhos para o desenvolvimento sustentavel para a indústria de eletricidade", disse Zhang no fórum.

De acordo com a NDRC, demorou 38 anos para a China  aumentar a sua capacidade de gerar energia para 100 milhões de quilowatts em 1987 de 1,85 milhões de quilowatts, quando a "nova" China foi fundada em 1949.
Antes desta marca  900 kilowatts, a China aumentou sua capacidade de geração de electricidade para 500 milhões de quilowatts em 2005.

Zhang disse que a China vai continuar a transformar o padrão de crescimento do setor da electricidade e facilitar ainda mais a sua reestruturação através da produção de energia mais limpa.

Ele disse que durante o período de cinco anos (2006-2010) , a China tem capacidade de cortar de pequenas usinas de energia térmica  71 milhões de quilowatts reduzindo as emissões poluentes pesados.

A China já tem a maior capacidade  do mundo de energia elétrica hidrelétrica de cerca de 200 milhões de quilowatts, e 22 milhões de quilowatts de capacidade de energia eólica.

Com 10 milhões de quilowatts de capacidade em seis usinas nucleares, a China pretende aumentar a sua capacidade de energia nuclear para 60 milhões de quilowatts até 2020, Zhang Guobao, diretor da Administração Nacional de Energia (NEA), disse em uma entrevista no mês passado.

A China tem utilizado  carvão para alimentar seu crescimento econômico, cerca de três quartos da sua produção de eletricidade é produzida por usinas movidas a carvão.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Recordando um post de Março - Relação com inundação de julho

Em março eu postei uma projeção climática para o outono e inverno e comentei sobre o enfraquecimento do El Niño depois de julho de 2010, indicando uma chegada de evento La Niña.
Bom, estava relendo a matéria e lembrei que havia comentado sobre:
Como as águas do A.S. estão mais quentes que o normal, devermos ter distúrbios de leste que são responsáveis por grande parte da chuva durante o outono/inverno nestas regiões, só que as

domingo, 19 de setembro de 2010

Correção de rota - Novidades no meio científico

Ganha força na internet o projeto colaborativo Science Commons, que propõe um novo modelo de compartilhamento de dados científicos, com outra lógica e uma licença autoral alternativa



Quantas vezes você já ouviu falar em 'livre compartilhamento' na internet, livre circulação de ideias? Agora, reformulemos a questão: quantas vezes você ouviu os mesmos termos e a palavra 'ciência' vindo em seguida?

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

2010 já empata com 98 como o ano mais quente da história

A cobertura de gelo do Ártico parece ter atingido seu nível mínimo para este ano.

Passados oito meses, 2010 corre cabeça a cabeça com 1998 pelo título de ano mais quente já registrado.
A temperatura média do planeta para o período janeiro-agosto ficou em 14,7º C, empatado com o mesmo período de 1998, informa a Administração Nacional de Atmosfera e Oceano (NOAA) dos Estados Unidos. Os dados da NOAA indicam ainda que agosto foi o terceiro mais quente já registrado, com temperatura média global de 16,2º C.


quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Buraco na camada de Ozônio deverá se recompor até 2060

A camada de ozônio, que protege a Terra dos raios ultravioleta, parou de se deteriorar e deverá estar amplamente restaurada em meados do século, graças a um veto em vigor há mais de 20 anos ao uso de perigosos produtos químicos, afirmaram cientistas das Nações Unidas esta quinta-feira.

Há um eterno processo de disputa pelo território brasileiro…

Por conta da ideologia geopolítoca dos militares, sobretudo a partir de 1964, o povo brasileiro ainda têm a infantil ideia de que a floresta Amazônica é um bioma exclusivamente brasileiro. Extendendo-se por mais oito países, a região vive em constante ameaça, seja por parte de  grileiros, posseiros ou indústrias, e os maiores prejudicados ainda são os povos indígenas. “É impossível ser feita qualquer compreensão da Amazônia que ignore os territórios indígenas”, é o que afirma o estudioso Ariovaldo Umbelino de Oliveira, do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e CIências Humanas da USP.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Chuva de 29 mm no ano de 1915 em Cabaceiras (PB)

Quem foi para a aula de campo de classificações climáticas semestre passado pôde conhecer um pouco da paisagem de Cabaceiras.
Bom, trago esta informação publicada no Blog Tempo e Clima, de um livro sobre um valor absurdamente pequeno de precipitação anual em Cabaceiras.


quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Um pensamento crítico sobre classificações climáticas de Köppen até Strahler

R E S U M O 
O presente artigo tem como objetivo fazer uma revisão literária a cerca de quatro classificações climáticas de maneira a lançar um pensamento crítico sobre os métodos utilizados por Köppen, Miller, Thornthwaite e Strahler em seus sistemas de classificação climática, como os limites utilizados e os fatores verdadeiramente ativos. Ao analisar o levantamento bibliográfico, o pensamento corrobora o esperado, pois, de fato é difícil encontrar uma classificação climática que possa ser considerada satisfatória. No entanto, a aplicabilidade destes sistemas tem sua importância em todas as áreas das ciências, desde as classificações antigas (que vem sendo reelaboradas ao longo do tempo) até as mais atuais, levando-nos a entender que há a necessidade de conhecer, não apenas o sistema e seus resultados, mas as suas limitações e falhas.
Palavras-chave: Classificação climática, Köppen, Thornthwaite, Strahler, Miller.
Autor:Ranyére Silva Nóbrega Prof. Adjunto Departamento de Ciências Geográficas da UFPE.
Fonte: Revista Brasileira de Geografia Física

Artigo completo

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Detecção e atribuição das mudanças climáticas: uma perspectiva regional

Resumo
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas em seu quarto relatório de avaliação, publicado em 2007 , apresentou uma avaliação mais confiável das causas da mudança de temperatura global do que os relatórios anteriores e concluiu que «é provável que tenha havido um significativo aquecimento antropogênico durante os últimos 50 anos, em média, em cada continente, exceto na Antártida ". Desde então, o aquecimento sobre a Antártida também foi atribuída à influência humana, e mais uma prova acumulou atribuindo uma gama muito mais ampla das mudanças climáticas para as atividades humanas. Tais mudanças são amplamente consistentes com a compreensão teórica e simulações de modelos climáticos, de como o planeta deve responder. Este artigo revisa esta evidência de uma perspectiva regional para refletir um interesse crescente no entendimento dos efeitos regionais das alterações climáticas, que podem diferir consideravelmente em todo o globo. Nós estabelecemos as bases metodológicas para a detecção e atribuição e discutir as escalas espaciais em que é possível fazer afirmações atribuição robusto. Nós revisamos as evidências mostrando significativa mudanças humano-induzidas natemperaturas regional, e para os efeitos de forças externas sobre as mudanças no ciclo hidrológico, a criosfera, mudanças na circulação, as alterações oceânicas e mudanças nos extremos. Em seguida, discutimos os desafios do futuro para a ciência da imputação. Para melhor avaliar o ritmo da mudança, e para entender mais sobre as mudanças regionais que as sociedades têm de se adaptar, precisamos refinar nossa compreensão dos efeitos de uma forçante externa e variabilidade interna . Copyright © 2010 John Wiley & Sons, Inc.


Você é um consumidor sustentável?

Façam o teste clicando aqui

Nova fonte de energia renovável descoberta por brasileiro

Eletricidade do ar
Alimentar casas e fábricas com eletricidade coletada diretamente do ar pode ser possível: cientistas brasileiros resolveram um enigma científico que durava séculos sobre como a umidade na atmosfera torna-se eletricamente carregada, abrindo caminho para seu aproveitamento.
Imagine dispositivos capazes de capturar a eletricidade do ar e usá-la para abastecer residências ou recarregar veículos elétricos, por exemplo.

Meu novo portal acadêmico está no ar

Prezados alunos e visitantes, lancei no ar meu novo portal, com foco acadêmico.
O objetivo é facilitar o acesso as notas de aula, apresenteções, artigos científicos, envio de trabalhos, ementas e outras informações das disciplinas por mim ministradas.
O acesso é restrito aos alunos daquele período, mas também há informações com acesso aberto, como informações sobre os grupos de pesquisa, Curriculo Lattes, notícias, entre outras.

www.ranyerenobrega.pro.br

domingo, 5 de setembro de 2010

O líder dos céticos do aquecimento global mudou de opinião - Bomba ?!?!?


O mais famoso cético do aquecimento global, o dinamarquês Bjorn Lomborg, já chamado pelos seus oponentes de “Hitler do clima”, mudou de ideia. Ele disse na terça-feira (31) ao jornal britânico “Guardian” que vai agora lutar contra a mudança climática.
O estatístico, conhecido mundialmente por negar a importância do aquecimento global e o barulho feito por cientistas, ativistas e a imprensa em torno dele, vai lançar um livro no próximo mês pedindo dinheiro em nome da sua nova bandeira.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Rima da Barragem de Morojozinho, no Pernambuco


Até o dia 7 de outubro a comunidade pode fazer solicitações de audiências públicas para discutir a Barragem de Morojozinho, na cidade de Nazaré da Mata, PE.
O Relatório de Impacto Ambiental, Rima, do empreendimento está disponível para consulta no site da Agência Estadual de Meio Ambiente, CPRH, no endereço www.cprh.pe.gov.br. No Centro de Documentação e Informação do órgão, também é possível ter acesso a versão impressa do documento.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Grupo de leitura de artigos científicos em climatologia do DCG

Tendo em vista as perspectivas atuais e futuras dentro das atividades acadêmicas dos graduandos e pós-grraduandos, o Tropoclima lança o grupo de leitura de artigos científicos com foco em climatologia nas subáreas de climatologia tropical, eventos extremos, mudanças climáticas, sensoriamento remoto aplicado, climatologia geográfica e climatologia aplicada a agricultura e recursos hídricos.