sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Chuvas em 2010–vítimas humanas no Brasil

As chuvas que atingiram o País em 2010 provocaram a morte de 473 pessoas em 11 Estados das regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste, entre janeiro e dezembro. De acordo com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, o número abrange as mortes ocorridas em Minas, Espírito Santo, Rio, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Acre, Alagoas, Pernambuco e Bahia. O Rio de Janeiro é o Estado que registrou mais óbitos decorrentes dos temporais, com 316 mortes. Somente em Niterói, o município mais atingido, foram registrados pelo menos 168 mortes, grande parte em consequência dos desabamentos e deslizamentos de terra no Morro do Bumba no início de abril. São Paulo registrou 46 óbitos e Alagoas contabilizou 35 mortos.

Ainda segundo o órgão, apesar de não confirmarem nenhuma morte, outros sete Estados também registraram prejuízos causados pelas chuvas: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima, Amazonas, Rondônia e Sergipe. Ainda segundo a secretaria, ao todo, mais de 7,8 milhões de moradores de 1.211 municípios foram afetados de alguma forma pelas chuvas. Desses, 101.298 ficaram desabrigados - pessoas que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos - e outros 302.467 ficaram desalojados - os que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares.


Enquanto isso, no verão de 2011, em Petrópolis em um dia registrou 46 ocorrências na noite de ontem. Os locais mais atingidos foram os distritos da Posse, Itaipava, Araras e os bairros centrais do Bingen e Mosela. Na madrugada de ontem, em Araras, três crianças morreram soterradas após a queda de uma barreira. De acordo com a Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania de Petrópolis, 15 pessoas estão desalojadas.Um abrigo foi montado na Creche Vista Alegre, próxima ao local do acidente, para receber as pessoas que não tenham um local definido para ficar. No Espírito Santo, as chuvas nos últimos dias já deixam 766 desabrigados e 15.956 desalojados em 32 cidades, segundo a Defesa Civil do Estado, nesse início de 2011. Cinco pessoas morreram e quatorze cidade já decretaram situação de emergência. As chuvas na região começaram no dia 24 de dezembro. Até esta quarta-feira, 5, a Defesa Civil notificou mais de 10 mil imóveis danificados. As principais ocorrências são enchentes e inundações, mas em algumas cidades também houve deslizamentos.

FONTE: http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,chuvas-mataram-473-pessoas-e-afetaram-mais-de-7-milhoes-no-pais-em-2010,662413,0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário