segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Balanço Hídrico de Gaussen e Thornthwaite e Matter [Série Textos Didáticos]

Recentemente uma aluna de Licenciatura em Geografia sugeriu que eu abordasse sobre como realizar um balanço hídrico climatológico, pois muitos colegas dela não sabiam fazer.

O mais interessante neste tema, é que muitos não enxergam nem a necessidade de se realizar um balanço hídrico climatológico. Pois bem, de fato a vida urbana, em especial a de metrópoles, não nos deixa observar que serviços essenciais para a nossa vida, como alimentação, necessitam de especificidades climáticas  para que determinada cultura agrícola se desenvolva; ou mesmo nossa saúde, moradia, atividades de lazer, transportes, moradia, e por ai em diante.

_________________________________________________

Resumidademente pode-se dizer que os sistemas de classificações climáticas (SCC) são de grande importância, pois através deles é possível anasliar e definir climas das diferentes regiões levando em consideração vários elementos climáticos ao mesmo tempo, facilitando a troca de informações e análises posteriores para diferentes objetivos.

Segundo Sentelha, a classificação climática objetiva caracterizar em uma grande área ou região zonas comcaracterísticas climáticas homogêneas. A classificação do clima também pode ser feita paralocalidades específicas, levando-se em conta tanto as características da paisagem natural(vegetação zonal), baseando-se no fato da vegetação ser um integrador dos estímulos doambiente, como também os índices climáticos (baseados nas normais climatológicas).

Sugiro a leitura do artigo científico abaixo:

Que compara dois métodos de classificação climática e a importância da evolução conceitual.

Um dos grandes problemas de se usar o balanço climatológico de Thornthwaite e Matter (1955) pela geografia é que este apresenta alguns cálculos matemáticos, que afugentam os alunos, mas quando os mesmos aceitam o desafio de realizá-lo com as equações, observam que é mais simples do que as primeiras impressões que equações passam. Tanto é que depois de alguns passos, o balanço começa a ser preenchido quase que como "mágica" sem resolver as equações até o final.

Há diversos artigos científicos que abordam este assunto, e é possível encontrá-los no Scielo (procurem por balanço hídrico), principalmente em períodicos de Agrometeorologia e Climatologia

_________________________________________________
Texto retirado do artigo sugerido acima
Onde obter o Balanço Hídrico Climatológico e algumas considerações



Em princípio a proposta de Thornthwaite e Mather (1955) parece ser mais complicada, principalmente para aqueles não muito afeitos a área de exatas, contudo, já existem na internet programas que realizam os procedimentos do balanço hídrico climatológico bastando apenas conhecer a temperatura e as chuvas do local (também necessários para elaboração do Climograma de Gaussen). No sítio encontra-se disponível o balanço hídrico para 500 localidades do Brasil, desse total 268 localidades representam municípios do Estado de São Paulo. Caso queria obter o balanço hídrico climatológico para uma localidade não disponível no sítio acima basta substituir os valores de temperatura, precipitação e latitude do local que será automaticamente realizado todos os cálculos e gráficos, possibilitando a análise dos períodos secos e úmidos.
__________________________________________
O livro de Meteorologia e Climatologia de Varejão-Silva (2008) apreenta um roteiro para o cálculo do Banlanço Hídrico Climatológico bem completo.

Um comentário:

  1. O livro citado acima encontra-se para download nesse endereço: http://edermileno.ggf.br/2008/08/18/livro-de-meteorologia-e-climatologia/comment-page-1/#comment-1011
    Disponível pelo site: agritempo.gov.br

    ResponderExcluir