sexta-feira, 26 de março de 2010

Estudo da NASA conclui que não ocorreu resfriamento na década passada [ M.C.G.]

Uma análise detalhada da temperatura do ar e do mar em todo o globo por climatologistas da NASA mostram que a Terra não teve uma tendência de arrefecimento (resfriamento) durante a última década é esta continuando a ficar mais quente a uma taxa de aproximadamente 0,3C por década. Os cientistas da NASA, ligados ao Goddard Institude for Spaces Studies afirmam que o aquecimento tem continuado, apesar do Sol estar em um período de mais baixa ativadade do no século. O estudo ainda não foi publicado em períodicos, mas já foi encaminhando, segundo James Hansen. Em uma das conclusões os autores observaram que apenas um dos ultimos 10 invernos e dois dos últimos 10 verões as temperaturas estiveram abaixo da média no período estudado.
Apesar do inverno rigoroso na porção oriental americada e partes da Europa, 2010 tende a ser, provavelmente o ano mais quente já registrado. Bom de fato estamos com o El Niño ainda configurado nos dias atuais, os oceanos atlânticos N e S com temperaturas acima da média em várias áreas (comentado em artigo anterior), além disso o Pacífico também tem apresentado altas temperaturas no HS, abaixo da área de configuração do El Niño. Então em termos globais, realmente estamos com temperatuas bem altas.

A análise da Nasa contradiz um estudo de uma pesquisadora muito respeitada nas Ciências Atmosféricas, Susan Solomon e outros altores do National Center for Atmospheric Research. Esse estudo alegou que a tendência das temperaturas da superfície global "tem sido praticamente estável desde a década de 1990" - uma alegação que os cientistas da NASA dizem que é contestada pelos dados mais recentes.

 Figura 1. Anomalia de temperatura global (em vermelho média para 5 anos, em azul média para 11 anos,  para minimizar os efeitos da flutuação de curto prazo). Fonte: Goddard Institute for Space Studie - Yale University

Nenhum comentário:

Postar um comentário