quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O INICIO DE UMA IMPORTANTE FASE NIÑA

Sumário
A temperatura da superfície do mar (TSM) no Oceano Pacífico equatorial central e leste, a leste da linha de data, está abaixo do normal, enquanto no oeste do Pacífico é maior que o normal.A convecção ao redor e ao oeste da linha de data permaneceu abaixo do normal. De acordo com a evolução recente e as condições atmosféricas oceânicas, bem como as previsões computacionais estão maduros para uma transição de fase a uma Niña no final do inverno e início da primavera de 2010.

SITUAÇÃO VERIFICADA no Pacífico Equatorial
Como tem sido observado desde o início do ano, em Julho persiste um  arrefecimento da TSM  ao longo do Oceano Pacífico equatorial central e leste. A leste da linha de data, entre 160 º W e 90 ° W foram encontradas anomalias negativas de TSM inferior a -0,5 º C (figura 1) e, em alguns setores foram inferiores a -2,0 º C. Além disso, na região da Indonésia e norte da Austrália, o SST foram acima do normal.

No que diz respeito à evolução semanal das anomalias de TSM média CRIANÇA regiões, que continuam a mostrar um arrefecimento, deixando anomalias negativas nas quatro regiões. Os valores da última semana de julho: -1,4 ° C na região Niño 3, -1,3 ° C na região Niño 3,4 e -0,8 ° C na região Niño 4.
Como em junho, em julho, os ventos alísios na região oeste do Pacífico equatorial central e foram intensificadas, enquanto a leste da linha de data entre normal e ficou abaixo do normal. Em níveis mais altos da atmosfera circulação ciclônica anomalias introduzidas em latitudes subtropicais de ambos os hemisférios e anomalias no Ocidente sobre o Equador, uma característica típica de uma fase fria do ENOS.

Evolución temporal de la temperatura de la superficie del mar en distintas regiones del Pacífico tropical *
No que diz respeito a níveis de sub-superfície do Pacífico equatorial durante julho manteve-se anomalias negativas de TSM próximo da linha de data e leste do mesmo. Durante os meses que o núcleo mostrou um deslocamento para o leste, uma intensificação e posterior enfraquecimento. Na média de cinco dias que termina em 02 de agosto houve um núcleo de água fria do que normal (pequenas anomalias de -2 ° C), situada entre 110 ° W e 170 ° E, a uma profundidade de 50 m e 150 m. Por outro lado, um pequeno núcleo de água mais quente do que o normal (até 1 ° C) foi observado a oeste de 160 ° E e entre 50 e 125 m de profundidade.
A Figura  mostra a evolução do Índice de Oscilação Sul (IOS) e 30 dias média móvel. Em abril, IOS 30 dias teve um valor de 16,0, o maior de 2010 até agora, então, em maio e junho começou a diminuir, mas manteve-se sempre valores positivos. Durante julho, o SOI começou novamente a aumentar, atingindo um valor de 20,5 31 de Julho, sendo o maior valor de 2010. Como no mês de junho, julho, mencionado resfriamento de SST, conduziu a atividade convectiva abaixo do normal e do oeste ao redor da linha de data e atividade convectiva do que o normal na região da Indonésia e do norte Austrália.

O índice de El Niño do oceano – de três meses de média móvel de SST anomalia na região 3,4 Niño – continua a ser positiva a partir de abril-junho trimestre de 2009, atingiu um pico de 1,8 º C em Novembro de 2009-Janeiro trimestre 2010 e, em seguida, começou a diminuir. No trimestre maio-julho foi com um valor de -0,2 º C.
Persistem anomalias muitos frias a 100 mt de profundidade até 6° c. em tudo o oceano pacifico central. Quando essas anomalias subiram para a supeficie é muito provavel  ter una Niña muito forte que poderá influençar a temperatura global tudo o ano 2011 resfriando-la significativamente.

Anomalias temperaturas oceano pacifico central a 100 mt de profundidade.
Previsões:
Quanto à evolução do ENOS para os próximos três meses, a maioria das previsões dos modelos dinâmicos e estatísticos concordam em um declínio gradual no anomalias positivas de TSM no Pacífico leste-central. A maioria dos modelos de predizer o possível desenvolvimento de uma menina de final do inverno e os meses da primavera. Em especial para os 3,4 Niño região, as anomalias da TSM previsto para o trimestre agosto-outubro (ASO) 2010 vão de -1,9 ° C e 0,0 ° C (figura 3). Expressos em valores probabilísticos, há uma chance de 80% do desenvolvimento de uma Niña no ASO trimestre de 2010 e essa probabilidade é mantida até que a Outubro-Dezembro (OND). . É, portanto, espera-se desenvolver uma Ninã na Primavera de 2010.

RESUMINDO
· Atualmente a TSM no Pacífico Equatorial apresentou abaixo dos níveis normais a leste da linha de data e superior oeste normal dele.
· Os ventos alísios no Pacífico equatorial foram intensificadas ao redor e ao oeste da linha de data e entre normal e abaixo da normal no leste da mesma.
·No sub-níveis de superfície do Pacífico equatorial permaneceu o núcleo de anomalias muitos negativas com um deslocamento para o leste.
· O IOS aumentou durante o mês de julho, terminando com um valor de 20,5, o maior até agora em 2010.
· A convecção ao redor e ao oeste da linha de data foi menor do que o normal na região da Indonésia e norte da Austrália foi maior do que o normal.
· A maioria dos modelos de computador para prever • Agosto-Setembro-2010 octubre trimestre, SST abaixo  normal na região de 3,4 Niño, que representa o desenvolvimento de uma fase do evento  Niña.
Situação para o BRASIL
Durante o mês de julho, as condições oceânicas e atmosféricas sobre o Pacífico Equatorial sinalizaram que o fenômeno La Niña continua se desenvolvendo na faixa equatorial do Oceano Pacífico. Os sinais desse fenômeno ainda não estão bem estabelecidos nos campos de vento próximo à superfície e na Pressão ao Nível médio do Mar (PNM). Entretanto, se observa a intensificação do sistema de alta pressão semipermanente do Oceano Pacífico Sudeste. A maioria dos modelos de previsão climática indicam o estabelecimento do fenômeno La Niña no decorrer do trimestre agosto, setembro e outubro de 2010. Na região do Oceano Atlântico Tropical Norte, as anomalias de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) continuam positivas (até 3°C). Por outro lado, o anticiclone semipermanente do Atlântico Norte está se intensificando, e este efeito contribuiu para o posicionamento da ZCIT em torno de sua posição climatológica. Simultaneamente, o Atlântico Tropical Sul permanece até 1°C mais quente que a média.Este padrão favorece, mas com menor intensidade e frequência, a ocorrência de episódios de chuvas intensas no leste do Nordeste.
A niña é prevista continuar até o 2011 e assim as temperaturas globais vão cair…  que pena para os fanaticos da “igreja serrista da CO2″ que para eles manda no clima global!

Texto copiado na íntegra do blog Sand-rio

Um comentário:

  1. Gostaria muito que vocês falassem em 'português'. Resumindo: será que vai ou não chover muito no litoral de Santa Catarina este próximo novembro 2010...

    ResponderExcluir