terça-feira, 3 de agosto de 2010

Um evento climático histórico e triste - Recife 1975

19 de julho de 1975: Chuvas causam calamidade no Recife Uma das mais intensas ondas de ar frio do século passado resultou em eventos de precipitação extrema em partes do Brasil, incluindo Recife.
"Mais de 1 milhão de pessoas foram atingidas pela inundação da bacia do Capibaribe, onde as águas comemçam a baixar, deixando ver milhares de casas abandonadas, árvoeres e redes elétricas derrubadas e animais mortos. Cadáveres cobertos de lama e sem identificação estão sendo encontrados em alguns pontos do bairro da Estrada dos Remédios" (Jornal do Comércio) .




Este episódio ficou marcado na história da climatologia com uma das mais intensa incursão de ar frio na América do Sul, no qual a massa de ar frio atravessou a linha do Equador, chegando ao Hemisfério Norte (o registro da mais intensa foi em 1955). As temperaturas diminuiram significativamente em grande parte do Brasil, com valores menores que 10o C no Brasil central (por exemplo, Cuiabá 5oC), com episódios de geadas negras nos dias anteriores (dinâmica da massa de ar) sobre o Paraná, dizimando os cafezais, de maneira que a cafeicultura migrou para regiões menos úmidas, como Minas Gerais e Bahia após este episódio e as perdas históricas por ele causadas.

Por ano temos poucos episódios de áreas de transição entre massas de ar polar e tropical que chegam até Recife, diferente do que se pensava no passado, ou seja, são poucas as frentes frias que chegam até a capital pernambucana. Na maior parte as pertubações atmosféricas causadas pelo avanço destas frentes em direção ao norte, são as responsáveis por episódios de chuva, e não a frente fria em si. No entanto, este episódio de 1975 fica registrado como um destes raros eventos climáticos. Geralmente as frentes chegam a "morrer" na Bahia, conhecida na climatologia como "cemitério das frentes". Esta, veio a falecer na Paraíba, mostrando a intensidade desta alta pressão, impulsionando o ar frio e seco.



2 comentários:

  1. Depoi dessa cheia de 75, o governo fez diverssas obras para evitar as enchentes no Recife, como construções de barragens ao longo do rio, e a diminuição de seus meandros, como na ponte da cachangar(hoje atual Vila Beira Rio, na entrada da Vársea), pois mesmo antes, Recife sofria com o problemas de enchente frequentes, mas não tão tragica como essa de 75.

    ResponderExcluir
  2. Eu me lembro bem deste cheia. Tnha 11 anos e voltava de Manaus com minha mãe e meu irmão. Do avião, fiquei impressionado com o Recife todo alagado. Quanto choveu em mm e em quantos dias ? Na tempestade de julho deste anos foram em torno de 400 mm de chuva em 3 dias. É isso ?

    ResponderExcluir