terça-feira, 24 de agosto de 2010

Variáveis Meteorológicas Influenciam Humor dos Alagoanos

Um estudo produzido por alunos da Universidade Federal de Alagoas – UFAL será apresentado a pesquisadores de todo o país no Congresso Brasileiro de Meteorologia. A pesquisa mostra que são altos os índices de correlação entre variáveis meteorológicas como chuva e vento e as internações realizadas nos hospitais da cidade por motivos de transtornos de humor e isolação.

O trabalho sugere que 38% dos casos de internação por agressão são influenciados pela chuva, de modo que os meses de março e abril de 2010 foram os mais críticos.


“O mês de março e abril teve altos valores de precipitação acompanhados de temperaturas elevadas, o que pode, ter causado aumento nos casos de agressão. A cidade em si não tem um sistema de escoamento eficiente e ocasiona casos de alagamentos, assim influenciando o bem estar humano, outros fatores sócios culturais pode ter afetado”, revela Manoel Toledo Filho, professor da UFAL que orientou o trabalho.

O trabalho produzido pelos alunos Carlos Azevedo, Daniel dos Santos e Marcela Ferreira será apresentado durante a 16ª edição do Congresso Brasileiro de Meteorologia, que será realizada em Belém (PA) entre os dias 13 e 17 de setembro de 2010.

Bom, quem conhece o livro Clima e Criminalidade do Prof. Francisco Mendonça, produzido para a obtenção do título de Professor Titular da UFPR, sabe que estes estudos não podem e não devem ser generalizados. 
Quero aguardar para ler o artigo, pois uma análise dos métodos, amostra e grau de significância da estatística será interessante. Não estou criticando o estudo, pois nem o li ainda, apenas digo para não generalizar.

2 comentários:

  1. Olá! Gostaria de convidá-lo a participar do novo fórum de meteorologia, que já conta com mais de 50 membros em 1 semana de vida. O link é: http://meteobrasil.catch-forum.org . Att, Vinícius.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo não é o maximo! ele fez parte desta pesquisa, me orgulho muito. te adoro carlos

    ResponderExcluir