quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A organização da vida de estudos na Universidade

Quando entramos no ensino superior, trazemos conosco alguns vícios da etapa anterior de nossa vida estudantil.Comigo também não foi diferente, por isso decidi escrever sobre esta temática, pois encontro muitos alunos sem rumo, com obstinação à desenvolver ciência na Academia, mas... não conseguindo encontrar caminhos. Além disso, há os alunos que criam novos vícios, que irei abordar abaixo.
    O texto acaba sendo uma resenha crítica, modificada aos padrões necessários para internet, do Capítulo I do livro Metodologia do Trabalho Científico, de Antônio Joaquim Severino.
Precisa-se ter em mente que ao entrar no ensino superior é imprescindível que os alunos tenham uma nova postura de estudo, explorando o que aprendeu em etapas anteriores, de maneira que o resultado do processo depende do aluno, pois:

  1. Condições de aprendizagem exigem maior autonomia na efetivação da aprendizagem.
  2. Exige maior independência em relação aos subsídios da estrutura de ensino e dos recursos que a instituição oferece.
  3. Vida acadêmica exige postura de auto-atividade didática, crítica e rigorosa.
  4. Instituição tão somente oferece instrumentos para uma atividade criadora.
  5. Requer um novo estilo de estudo em que a presença física às aulas e o cumprimento de tarefas mecânicas não mais é satisfatório
Os instrumentos de trabalho

    O objetivo da formação acadêmica é fornecer competências e habilidades, necessitando de fundamentação teórica das ciências, das artes e das técnicas, sendo necessário formar uma biblioteca pessoal especializada e qualificada na área de formação, com livros, dicionários técnicos, glossários, textos clássicos e básicos, artigos de revistas científicas, anais de congresso, não estando citados em ordem de importância, sobretudo porque nesta biblioteca, faz-se necessário todas estas sugestões.
    Destaco a importância dos textos clássicos, que tem por finalidade criar um contexto, um quadro teórico e histórico, da evolução de uma temática a partir da qual pode desenvolver a aprendizagem. Em hipótese alguma, o aluno deve restringir seus estudos em manuais, apostilas e notas de aula, muito menos a Xerox mais próxima do departamento, sendo estes os novos vícios que adquirem ao entrar na Universidade.
    Os periódicos científicos especializados permite acompanhar o desenvolvimento da ciência e das áreas afins, tendo em mente que a evolução científica é dinâmica.
    As participações em atividades extras como eventos, grupos de pesquisa, congressos, semanas acadêmicas e atividades de extensão desempenham um papel fundamental na construção de um acadêmico com foco direcionado e preparado para desempenhar atividades que requer pesquisas e escritas de textos.
O fluxograma da vida de estudo abaixo, indica os caminhos e etapas que devem ser adotadas para o êxito acadêmico. Apesar da aparente rigidez, ela é, sem dúvida, muito eficiente. Para o êxito, é necessário um mínimo de organização da vida de estudo, de maneira que, tornar-se-á mais produtiva.

Fonte: Severino (2002)

 Este trecho abaixo é um resumo de texto obtido na internet na Faculdade Hélio Rocha.

A disciplina do estudo



  1. Apesar da rigidez da proposta de metodologia de estudo esta é eficiente.
  2. Pressupõe organização da vida de estudos tornando-a produtiva.
  3. Falta de tempo exige grande organização do aluno para o estudo em casa, indispensável para um aproveitamento mais inteligente do curso de graduação.
  4. Essencial é aproveitar sistematicamente o tempo disponível, com uma ordenação de atividades.
  5. Estabeleça um horário para estudo em casa, respeitando suas condições físicas e psíquicas, compra rigorosamente para manter um ritmo de estudo.
  6. Vencida a fase de aquecimento, a produção do trabalho se tornará eficiente, fluente e agradável. 
  7. Recomenda-se distribui o tempo de estudo em vários dias durante a semana a fim de revisar e preparar a matéria nos períodos imediatamente mais próximos das aulas.


Sugestões para o estudo ou trabalhos em grupo:

  1. Evite grupos numerosos, pois sempre causa a dispersão de alguns. Grupos acima de 04 pessoas requerem atenção cuidadosa.
  2. Estabeleça um horário acordado para o encontro do grupo.
  3. Defina as tarefas, as etapas a serem vencidas e as formas de procedimento.
  4. Quando um período de estudo ultrapassar a duas horas, faz-se necessário um pequeno intervalo.
  5. Sejam francos com algum componente que não esteja contribuindo efetivamente para a realização do trabalho: não carregue ninguém nas costas!
Bibliografia
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Cientifico. São Paulo: Editora Cortez, 2002. Cap. 1

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